quarta-feira, 11 de março de 2009

PELOURINHO

Pelourinho, marco de fundação da cidade. Localiza-se na praça da matriz, ao lado da sede da Prefeitura Municipal Por causa do clima ameno e da água em abundância, Baturité, e outros municípios vizinhos, serviram de refúgio para populações sertanejas de cidades como Canindé e Quixadá, que ali se abrigaram durante a Seca dos Três Setes (estiagem que castigou o sertão de 1777 a 1793). Um marco da presença católica no município é o grupo de igrejas, conventos e mosteiros que ainda resistem ao tempo e alguns deles convertido em hospedarias nos dias atuais.

Fonte:http://wikimapia.org/6038980/pt/Baturit%C3%A9-Cear%C3%A1-Brasil

Trabalho:Mayara Nayanne

Via Sacra , Mirante do Cruzeiro e Colina do Rosário (Baturité - Ceará - Brasil)


Via Sacra - Construída em1968, são alguns quilómetros de rampa e degraus construídos de pedra e cerâmica, dividido em 14 estações representando os momentos mais cruciantes de Sacrifício de Jesus Cristo.
O Mirante do Cruzeiro e a Colina do Rosário foram erguidos em 2006.
No acesso ao Cruzeiro foram erigidos 26 oratórios, cada um representando os principais momentos da vida de Cristo.
O Cruzeiro mede 20 metros de altura e pesa 5 toneladas.

Fonte:http://wikimapia.org/6038980/pt/Baturit%C3%A9-Cear%C3%A1-Brasil

Trabalho: Karla Whysla

Igreja Matriz

Bi centenária igreja Matriz de Baturité. Antes da fundação da cidade, os índios [[Jenipapos e [[Canindés - primeiros habitantes da Região - adoravam uma pequena imagem de Nossa Senhora da Assunção. A denominação de Nossa Senhora da Palma (Padroeira do Município), foi criada em 08 de maio de 1758, mas, só foi instalada em 19 de Junho de 1762, sendo o seu primeiro Vigário Patrício Joaquim.

A construção da Matriz de Baturité foi iniciada às custas dos cofres públicos sob a direção de Francisco Xavier de Medeiros, o mestre que também edificou a Matriz de Canindé. Construída no século XVIII, possui arte bizantina com predominação do barroco sendo a única paróquia no Brasil a apresentar estas características.

A igreja dispõe de duas naves, sete altares, três sinos e um grande relógio público. Comporta até 3 mil pessoas.

No seu interior há ilustrações de cenas bíblicas em pintura a óleo, em estilo clássico, executadas por artistas da região: Raimundo Seabra e Pe. Luís Bezerra.

Em 1824, durante a Confederação do Equador, a igreja foi transformada em depósito de pólvora e depois de armamentos e munição.

Hoje a igreja encontra-se bastante modificada na sua parte interior. As reformas não obedeceram a originalidade, mas, a população ainda se orgulha pelo seu templo bi-centenário.

Atual sede da prefeitura de Baturité. Construída no século XIX - entre os anos de 1877 a 1878 - a Casa da Câmara, atual sede da Prefeitura Municipal, foi construída por proposta apresentada a câmara, na data de 12 de janeiro de 1869. O autor da proposta foi o vereador Filinto Irineu. Este prédio esteve desativado por vários anos quando foi recuperado, conservando sua estrutura original, graças a idéia do defensor da história e funcionário público do município, na época, Astrolábio Batista, já falecido. O nome de Palácio Entre Rios foi ditado pelo padre jesuíta Aloísio Furtado (Aíres de Montalbo, nome legítimo). Sua construção segue o estilo colonial. Situa-se à Praça da Matriz, formando um conjunto harmonioso com o Pelourinho, marco da fundação da cidade, e a Igreja Matriz.


Fonte:http://wikimapia.org/6038980/pt/Baturit%C3%A9-Cear%C3%A1-Brasil
Trabalho: Gustavo Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário